Holografia em um único chip
Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/06/2004
Cientistas japoneses da Universidade de Chiba e do Laboratório Riken desenvolveram um gerador holográfico contido totalmente em uma única placa de circuito impresso. A holografia é tida como a técnica mais promissora para tornar viáveis as promessas da realidade virtual.
O gerador holográfico consiste em um chip dedicado, projetado especialmente para a tarefa, e uma tela de cristal líquido de alta resolução, que funciona como modulador espacial da luz. O sistema consegue gerar um holograma com resolução de 800 x 600 pixels em meio segundo para um objeto de 1000 pixels.
A velocidade de processamento é crucial para a geração de um holograma. Isto porque uma imagem tridimensional de boa qualidade deve ser formada por pixels medindo menos do que 5 micra. Um holograma de 10 centímetros de aresta, com um "dot pitch" de 5 micra consistirá em uma matriz de nada menos do que 20.000 x 20.000 pixels.
Para isto os engenheiros criaram uma arquitetura de processamento paralelo, que permite que vários processadores sejam utilizados simultaneamente para gerar um único holograma. Não há outra saída, já que a geração de um holograma realista exige recursos da ordem de um milhão de vezes maior do que o poder computacional de um computador de mesa atual.
Os cientistas acreditam que a tecnologia da holografia deverá possibilitar que televisores 3-D e aparelhos de imageamento para aplicações médicas cheguem ao mercado em cerca de 10 anos.
A pesquisa foi publicada no último exemplar da revista Optics Express
Fonte: InovaçãoTecnológica
Pois é, daqui 10 anos vamos estar nos comunicando que nem no Star Wars ._.
Postado por Peedro
Nenhum comentário:
Postar um comentário